APRESENTAÇÃO

A realização, pela UEFS, de um evento dedicado ao pensamento de Winnicott representa o corolário de um movimento interno de fomento ao estudo da teoria winnicottiana do amadurecimento humano. Esse movimento vem ocorrendo através de iniciativas na graduação em Psicologia e em grupos de estudos interdisciplinares como o GEFIP (Grupo de Estudos em Filosofia e Psicanálise), coordenado pela professora Caroline Vasconcelos, e o Grupo de Estudos vinculado ao projeto de pesquisa “Psicologia e reconhecimento dos direitos humanos: categorias psicológicas na teoria do reconhecimento de Axel Honneth”, coordenado pelo professor Carlos Barros.

Intolerante quanto à incidência de doenças que podem ser prevenidas – sejam elas orgânicas ou psíquicas – Winnicott direcionou boa parte de suas intervenções a propósitos profiláticos, proferindo palestras para pediatras, psicólogos, obstetras, enfermeiros, assistentes sociais, juristas e educadores. O autor em comento não reduziu sua prática ao consultório psicanalítico, antes, estendeu seu campo de atuação ao âmbito institucional: hospitais de pediatria, estabelecimentos de assistência social a menores com tendência anti-social e instituições asilares. Esta vasta experiência institucional o habilitou a construir uma trajetória intelectual marcada por profundos diálogos com a área social, educacional e de saúde, o que conferiu à teoria winnicottiana do amadurecimento humano um marcante caráter interdisciplinar. Além disso, a referida teoria tem sido alvo de constantes análises filosóficas, em função da presença de uma discussão que se aproxima do pensamento de Martin Heidegger e de Axel Honneth.

Com a realização do II Colóquio Winnicott da UEFS objetivamos transformar a Universidade Estadual de Feira de Santana em um pólo de fomento ao debate acerca do pensamento de um psicanalista que dialoga com diversos campos de saberes e que tem como foco principal a adoção de medidas profiláticas no campo da saúde psíquica. Desejamos a todos um frutífero evento!

Profa. Caroline Vasconcelos Ribeiro (UEFS)
Prof. Carlos César Barros (UEFS)
Coordenadores do evento